Logo PlanAPP
Logo PlanAPP

Direção

Compete ao diretor do PlanAPP:

 

  • Dirigir, orientar e coordenar os serviços do PlanAPP;
  • Informar e prestar contas da atividade do PlanAPP ao membro do Governo responsável pela sua direção;
  • Proceder à criação de equipas multidisciplinares, identificar a missão a prosseguir por cada uma delas e designar os respetivos chefes de equipa;
  • Avaliar o desempenho profissional dos consultores, dos técnicos superiores e demais trabalhadores do PlanAPP;
  • Exercer o poder disciplinar relativamente aos consultores, técnicos superiores e demais trabalhadores do PlanAPP;
  • Representar o PlanAPP junto de outros serviços e de entidades nacionais, internacionais e estrangeiras;
  • Assegurar a coordenação da REPLAN;
  • Constituir, em articulação com os dirigentes dos serviços setoriais de planeamento, equipas multissetoriais para acompanhamento de projetos que envolvam matérias de várias áreas governativas, designadamente por solicitação de qualquer dos elementos da REPLAN.
  • Exercer as demais competências que lhe sejam conferidas por lei, por regulamento ou que nele sejam delegadas ou subdelegadas.

Susana Corvelo

Subdiretora geral
Nota biográfica

Licenciada em Economia (1995) e mestre em Gestão e Estratégia Industrial (1998) pelo ISEG – Universidade Técnica de Lisboa. Frequentou o Doutoramento em Estudos Urbanos, possuindo diploma em Estudos Urbanos Avançados pela FCSH-UNL / ISCTE- IUL (2013). Concluiu o Curso Avançado em Gestão Pública do Instituto Nacional de Administração (2011).

Foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da ADENE- Agência para a Energia (2020-2022). Foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Energia (2018-2019) e Adjunta do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas (2016-2018), corresponsável pela coordenação e elaboração anual do Programa Nacional de Reformas e das Grandes Opções do Plano e representante nas atividades desenvolvidas junto da Comissão Europeia no âmbito do Semestre Europeu, junto da OCDE e ONU. Foi Diretora do Departamento de Inovação e Setores Estratégicos na Direção Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa (2012-2016). Foi Subdiretora do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social responsável pelas áreas de Estudos e Políticas de Emprego e de Produção de Estatísticas de Emprego e Formação (2010-2012). Foi membro do Conselho Superior de Estatística e dos Grupos de Trabalho de Estatísticas do Mercado de Trabalho e da Educação e Formação do INE. Foi representante de Portugal no Comité de Emprego e nos Comités Consultivo e Técnico para a Livre Circulação de Trabalhadores da U.E.

Foi, entre 2007 e 2010, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional e do Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento. É Técnica Superior do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e foi Técnica Superior do Instituto para a Inovação na Formação (1996-2004).

Foi membro da Direção da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão/UTL (1992 e 1993) e membro da Mesa da Assembleia de Representantes do ISEG/UTL (1992-1994).

É co-autora de diversas publicações (capítulos de livros, papers e artigos) bem como de alguns estudos na área da prospetiva.

Rui Inácio

Subdiretor geral
Nota biográfica

Licenciado em Relações Internacionais (2006) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) – Universidade Técnica de Lisboa. Conclui a pós-graduação em Relações Internacionais – Estudos Europeus (2008). Em 2009, concluiu com sucesso o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública pelo Instituto Nacional de Administração (INA), tendo em 2015 concluído o Programa de Formação em Gestão Pública – FORGEP – pelo INA. Conclui o Programa de Liderança Executiva na Administração Pública (2023) do INA/Nova School of Business Economics (NOVA-SBE).

Foi Diretor da Unidade de Política Regional da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (2019-2023), tendo sido responsável, entre outros, pela coordenação técnica global dos trabalhos de apoio à definição da Estratégia Portugal 2030, pela coordenação técnica e operacional global dos trabalhos de programação e negociação do Portugal 2030 (Acordo de Parceria e programação dos Programas Temáticos e Regionais), bem como da sua submissão à Comissão Europeia; e pela coordenação técnica global dos trabalhos de programação e negociação do Plano de Recuperação e Resiliência, na sua versão inicial (abril/2021), bem como da sua submissão à Comissão Europeia.

Foi Adjunto do Gabinete do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas (XXI Governo Constitucional) entre 2015 e 2018, corresponsável pela coordenação e elaboração anual do Programa Nacional de Reformas e das Grandes Opções do Plano, bem como pelo apoio aos exercícios de reprogramação do Portugal 2020 e de preparação da negociação do pacote regulamentar da Política de Coesão para o período 2021-2027. Exerceu as funções de Coordenador do Núcleo de Monitorização (Agência para o Desenvolvimento e Coesão) entre 2014 e 2015. É Técnico Superior da Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

Loading...